Para saber como marcar a consulta, clique aqui.
Se pretender aconselhamento de planeamento familiar, gravidez, ou se estiver a tentar agendar uma consulta de vigilância para uma criança ou adolescente ou diabético, escolha uma das consultas específicas para esse efeito. Se tiver dúvidas consulte aqui os tipos de consulta existentes.
A consulta médica programada é uma consulta destinada a avaliar o estado geral de saúde ou controlo das suas doenças.
Duração da consulta: 20 minutos
Pode ser uma consulta presencial ou telefónica (teleconsulta) devendo informar os serviços na altura da marcação sobre a modalidade de consulta que pretende.
Consulta presencial na sua Unidade de Saúde Familiar, idealmente com o seu Médico de Família.
O que precisa saber:
Traga sempre o seu documento de identificação.
Se tiver sintomas respiratórios, traga a sua máscara de casa colocada para proteger as outras pessoas nas salas de espera e os profissionais de saúde.
Chegue pelo menos 15 minutos antes da sua consulta.
Respeite a sinalética presente na Unidade.
Atualize os seus os contatos na sua Unidade de Saúde.
A teleconsulta é uma consulta não presencial, ou seja, o doente não se encontra fisicamente no mesmo espaço que o profissional de saúde. Este tipo de consulta não substitui a consulta presencial, mas é adequado para resolver grande parte dos problemas de saúde da população. Desta forma, poderá ver os seus problemas de saúde resolvidos evitando o risco de exposição para si, e para outros.
O que precisa saber:
Atualize os seus os contatos na sua Unidade de Saúde.
Sempre que possível envie por email antecipadamente exames que tenha para mostrar para a sua unidade saúde (usf.rmouro@arslvt.min-saude.pt ou para o email do seu médico). Em alternativa pode deixar os exames fisicamente na Unidade de Saúde.
Garanta disponibilidade de tempo e privacidade física para a sua teleconsulta.
Tenha o telefone acessível e atenda chamadas de número anónimo no período em que for agendada a sua teleconsulta.
Tenha o nome dos seus medicamentos próximo de si no dia da sua teleconsulta.
Informações importantes
Se não puder comparecer na sua consulta ou tratamento à data e hora marcadas (inclui atender o telefone nas teleconsultas), contacte a USF para desmarcar, assim poderemos dar a sua vaga a outra pessoa que precise.
Mantenha os seus dados e contactos atualizados. Podemos ter de entrar em contacto consigo por diversos motivos, incluindo eventuais cancelamentos ou remarcações de consultas.
O pedido de exames complementares de diagnóstico é realizado de acordo com julgamento clínico de cada médico, no melhor interesse dos seus utentes, não sendo realizada, nem permitida por lei (Despacho nº 10430/2011), a transcrição de exames prescritos no privado ou em hospitais públicos
A USF Rio de Mouro assume o trabalho de equipa como valor fundamental na prestação de cuidados e responsabiliza-se por todos os utentes nela inscritos. Assim, quando o seu profissional de referência não se encontra disponível, outro profissional assume os cuidados necessários.
Em caso de perigo de vida eminente deve deslocar-se à urgência do Hospital mais próximo ou ligar ao 112. Consulte a nossa secção de Urgências.