O pedido de renovação de receitas:
Aplica-se apenas a medicamentos considerados de toma crónica (ex: medicamentos para a hipertensão ou diabetes) e a dispositivos médicos de uso crónico (ventiloterapia, produtos para colostomias...).
Estes medicamentos ou dispositivos devem constar do seu processo clínico.
Em qualquer situação e de acordo com o senso clínico, o médico pode requerer uma avaliação presencial ou em teleconsulta do utente, antes da renovação do receituário, ou renovar um menor número de embalagens até essa avaliação.
Forma de fazer o pedido de renovação de receituário crónico:
Deve ser feito pelo utente ou sua pessoa de referência.
Pode ser feito de uma das 3 seguintes maneiras:
Presencialmente junto do secretariado clinico na sua USF
Através do endereço de e-mail geral da USF Rio de Mouro (não deve fazer o pedido directamente ao seu médico): usf.rmouro@arslvt.min-saude.pt indicando:
o número de utente a quem se destina a medicação;
os medicamentos e quantidades necessárias;
a via pela qual pretende receber a medicação (papel, SMS ou e-mail);
o número de telemóvel onde pretende receber o SMS ou o e-mail.
Através do Portal SNS / e-Agenda
Através da aplicação para smartphones SNS24.
A resposta ao pedido de renovação de receituário crónico será feita em 72h úteis.