Para saber como marcar a consulta, clique aqui.
Consulta para atendimento no próprio dia, devido a problema de saúde recente ou por necessidade de cuidados que não podem aguardar por consulta programada (ex: doença crónica com agravamento importante).
Para que todos os cidadãos tenham as suas necessidades cuidadas, esta consulta não se destina a:
Renovar receituário
Mostrar exames pedidos, salvo exceções indicadas pelo seu médico
Pedido de relatórios e similares
Duração: 15 minutos
Pode ser marcada em modalidade de teleconsulta (pelo telefone).
Consulta presencial na sua Unidade de Saúde Familiar, idealmente com o seu Médico de Família.
O que precisa saber:
Traga sempre o seu documento de identificação.
Se tiver sintomas respiratórios, traga a sua máscara de casa colocada para proteger as outras pessoas nas salas de espera e os profissionais de saúde.
Chegue pelo menos 15 minutos antes da sua consulta.
Respeite a sinalética presente na Unidade.
Atualize os seus os contatos na sua Unidade de Saúde.
A teleconsulta é uma consulta não presencial, ou seja, o doente não se encontra fisicamente no mesmo espaço que o profissional de saúde. Este tipo de consulta não substitui a consulta presencial, mas é adequado para resolver grande parte dos problemas de saúde da população. Desta forma, poderá ver os seus problemas de saúde resolvidos evitando o risco de exposição para si, e para outros.
O que precisa saber:
Atualize os seus os contatos na sua Unidade de Saúde.
Sempre que possível envie por email antecipadamente exames que tenha para mostrar para a sua unidade saúde (usf.rmouro@arslvt.min-saude.pt ou para o email do seu médico). Em alternativa pode deixar os exames fisicamente na Unidade de Saúde.
Garanta disponibilidade de tempo e privacidade física para a sua teleconsulta.
Tenha o telefone acessível e atenda chamadas de número anónimo no período em que for agendada a sua teleconsulta.
Tenha o nome dos seus medicamentos próximo de si no dia da sua teleconsulta.
Informações importantes
Se não puder comparecer na sua consulta ou tratamento à data e hora marcadas (inclui atender o telefone nas teleconsultas), contacte a USF para desmarcar, assim poderemos dar a sua vaga a outra pessoa que precise.
Mantenha os seus dados e contactos atualizados. Podemos ter de entrar em contacto consigo por diversos motivos, incluindo eventuais cancelamentos ou remarcações de consultas.
O pedido de exames complementares de diagnóstico é realizado de acordo com julgamento clínico de cada médico, no melhor interesse dos seus utentes, não sendo realizada, nem permitida por lei (Despacho nº 10430/2011), a transcrição de exames prescritos no privado ou em hospitais públicos
A USF Rio de Mouro assume o trabalho de equipa como valor fundamental na prestação de cuidados e responsabiliza-se por todos os utentes nela inscritos. Assim, quando o seu profissional de referência não se encontra disponível, outro profissional assume os cuidados necessários.
Em caso de perigo de vida eminente deve deslocar-se à urgência do Hospital mais próximo ou ligar ao 112. Consulte a nossa secção de Urgências.